top of page

Saúde Mental Integrativa

Você já se perguntou qual seria a melhor terapia para você construir sua Saúde Mental? Eu posso te ajudar.

Enquanto médico tenho formação generalista e a saúde mental sempre foi um grande foco de meus estudos. O trabalho final que me garantiu o diploma de Acupunturiatra foi realizado no tema dos transtornos de humor. Assim, seja por meio de medicação, seja utilizando de acupuntura, podemos promover a modulação das vias neurais e neurotransmissores garantindo uma harmonia das estruturas cerebrais.

Enquanto psicoterapeuta, analista junguiano, posso auxiliar os pacientes a expressarem seus conteúdos inconscientes e se integrarem com seus aspectos mentais.

Dessa forma, podemos juntos construir sua Saúde Mental!

Pediatria Integrativa

Durante minha formação de Medicina Chinesa Chinesa e Integrativa eu tenho trabalhado com dois grandes temas que confluem muito bem nos dias de hoje, a saúde mental e a pediatria.

Conclui meu mestrado em Ciências Pediátricas pela UNIFESP e atualmente estou realizando o doutorado. Minhas áreas de pesquisa são dor crônica, qualidade de vida e saúde mental. Faço parte do Grupo de Pediatria Integrativa da UNIFESP e do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) dentro da temática de pediatria.

Assim, consigo abordar as questões de saúde mental de crianças e adolescentes com uma visão integral. Seja com fitoterapia, acupuntura, orientações alimentares ou com psicoterapia, podemos analisar em conjunto a melhor possibilidade terapêutica para cada paciente.

Claro que se houver necessidade a medicação será também avaliada e indicada em conjunto. Afinal Medicina Integrativa não é substituta da convencional.

Medicina Geral e Acupuntura Médica

A Acupuntura Médica, ou Acupunturiatria, surge como especialidade médica que traz à luz do conhecimento da medicina ocidental moderna, as questões levantadas pela medicina tradicional chinesa. Assim, o médico Acupunturiatra é o profissional mais habilitado para o atendimento de pacientes doentes por meio da acupuntura. Além de ser capaz de realizar o diagnóstico ocidental, para excluir os casos de gravidade elevada que requerem outra abordagem, também pode por meio desse te orientar quanto ao prognóstico, que é a forma como a doença vai evoluir. O diagnóstico energético da Medicina Chinesa apenas orienta o tratamento pela mesma, mas não deve ser considerado a parte do diagnóstico ocidental, pelo risco de se deixar passar enfermidades graves que requerem outros tratamentos.


Além disso, a acupuntura não é um procedimento livre de riscos, e o médico Acupunturiatra é o profissional mais preparado para lidar com essas intercorrências.

Educação em Saúde

Para além de diagnóstico e terapia, o médico tem um papel social importante que vem sendo negligenciado nos últimos tempos. O médico é também um Educador.

Nós não ensinamos nas escolas, não são disciplinas cobradas em provas, mas é nosso papel construir com nosso paciente, o conhecimento necessário para que ele mesmo tenha a competência de cuidar de sua saúde.

De que adianta um diagnóstico preciso e a prescrição do medicamento exato se o médico não entender a realidade de seu paciente e orientar uma alimentação mais balanceada, a prática de exercícios, dormir melhor, tudo dentro das possibilidades individuais, ou até mesmo, não explicar o processo de adoecimento e a importância do tratamento para ser seguido como prescrito?

A Saúde é um processo de construção diário e não existe fórmula mágica que se aplique a todo mundo. Individualizar os processos e colocar seus conhecimentos na realidade do paciente é um atributo profissional indispensável para uma boa prática de saúde.

Início: Serviços
Início: Citação

"A Medicina é a mais humana das ciências, a mais empírica das artes e a mais científica das humanidades"

E. Pellegrino

bottom of page